Aquaponia

Comecei com a ver sobre aquaponia depois de participar de uma comunidade no facebook, da Oscip Aliança Luz. Era um núcleo a ser desenvolvido para que nós tivéssemos uma forma de produzir proteína animal em pequenos espaços e ainda tendo as hortaliças ao redor.

Com o passar do tempo,fui participando e entrei no grupo que ia comprar barris para guardar água da chuva ou mesmo fazer aquaponia. Fiz meu sistema de captação da chuva com tais barris e aproveitei para baixar o consumo de minha residência.

A Aquaponia me parecia fantástica, pois de certa forma unia a hidroponia a criação de peixes. De forma bem simples, é basicamente isso.

Não montei o meu a princípio pois moro em uma casa alugada, tinha perspectiva de mudar dali a alguns anos e os custos seriam restritivos. Mas como tudo que pensamos acaba ocorrendo, os peixes acabaram entrando em minha vida de outra forma.

Anos se passaram e uma conhecida ia ter de se desfazer de seu lago, que ficava em uma casa que seria posta a venda. Como parecia algo que desvalorizava devido a manutenção constante, decidiram dar os peixes e equipamentos.

Claro que eu não poderia negar a um caminho que parecia que eu mesmo havia criado. Agora além de não ter os custos, estaria ajudando as minhas conhecidas, salvando os peixes de irem para a panela e ainda ia poder fazer minhas experiências.

Com isso tudo acabei convencendo dona patroa a aceitar os peixes, fiz os cálculos econômicos, consultei as vantagens energéticas e apresentei as vantagens de ter tudo com custo bem baixo.

Abaixo, apresento as postagens que fui fazendo em minhas redes sociais apresentando meus bichos. Quem quiser conhecer mais, a princípio terei as postagens, mas vou fazer apresentações para pequenos grupos. Se se interessou, entre em contato aqui para se inscrever

https://photos.google.com/share/AF1QipNnyMX2iHgj80ITJh5Xqi15SNBL70JQB1ZDKWUDQ-YqhtOmh1z8bp3Q_IPoGDClzw?key=YlFqLXkxRHN2OFJkb1JSQWdZX1hZWS1LUFo5dTRR