O que é constelação Familiar ou constelação sistemica

Constelação familiar ou sistêmica é uma forma de terapia.

Este tipo de trabalho terapêutico é indicado a quem procura as respostas para seus problemas, traumas ou mesmo coisas que nem desconfia que existam. 

É como se jogassem luz em todas as coisas sombras de sua vida

Sim, coisas que ocorreram inclusive em gerações passadas acabam nos afetando. Conhece Carma? É isso. Coisas que ocorreram a gerações anteriores, continuam afetando as novas gerações. Ambos os termos, constelação familiar ou constelação sistêmica são referentes ao trabalho de Bert Hellinger

A terapia tem evoluído de formas diversas, tendo ganho grande publicidade nas redes sociais, pois tem sido aplicada pelos mais diversos terapeutas. É comum se ouvir falar das constelações hoje em dia. 

Anton “Suitbert” Hellinger, conhecido simplesmente como Bert Hellinger, é um psicoterapeuta alemão, inventor das Constelações familiares.Wikipédia

O que posso relatar sobre?

Eu participei de 1 constelação Familiar e tenho participado quinzenalmente da Condtelação sistemica realizada na Oficina do Ser .

O mais engraçado é que eu precisei de mais de 10 anos para ter interesse no assunto. Eu presto serviços a Oficina do ser a um bom tempo, e lá sempre foi feita a constelação familiar, que migrou, após muitos estudos de Angela Maranho Vivan e Cristia Proença para a Cosntelação Sistemica.

A diferença entre ambos explicarei em novo post sobre o assunto em breve. Aproveite para se inscrever no blog e receber as postagens.

Bom, vi e presenciei sensações diversas. Além disso, a vivência das experiências, mesmo que seja participando e não constelando, é algo muito libertador. Ter a experiência e trata-las já ali, é algo que faz com que limpemos as nossas crenças e consigamos evoluir muito.

Hélio Couto sempre cita que temos que limpar os traumas para poder evoluir. Essa é uma forma maravilhosa de resolver grandes questões e inclusive questões sombrias em nossas vidas e de nossas famílias.

O processo em si funciona assim: ( as que presenciei foram)

  • Reune-se um grupo de até 10 pessoas
  • Coloca-se a questão da pessoa que está sendo constelada
  • As pessoas entram em estado meditativo e captam o campo de sensações
  • Pessoas são escolhidas para representar os personagens do fato escolhido. 
  • Através do posicionamento inicial das pessoas no espaço ( sala ou salão) colocam se os personagens em seus lugares.
  • As pessoas que estão vivenciando os personagens vão se sentindo e descrevendo sensações até movendo-se pelo ambiente
  • Os responsáveis vão interpretando os movimentos e as sensações de acordo com suas especialidades
  • As histórias vão sendo mostradas e sentidas
  • O problema aparece
  • São explicadas os acontecimentos e as formas de se resolver determinadas questões.
  • As emoções e posicionamentos são colocados em seus determinados lugares.
  • Se reunem os participantes para deixar as experiências ali 
  • Se encerra o encontro como se iniciou, com uma oração, meditação ou oraçao, de acordo com o terapeuta responsável.

Cada terapeuta realiza de uma forma seu trabalho. Podem até ser feitas constelações usando objetos, bonecos ou mesmo individualmente. MAs o melhor são os resultados, que afetam não só o participante, o constelado e os terapeutas. Atingem também os familiares de todos os envolvidos, pois seus traumas vão sendo tratados quanticamente.

Com isso, a constelação sistêmica ou familiar pode levar a um grande salto de qualidade na saúde mental da população e ajudar a evoluirmos de forma termos mais paz e amor nos corações.

E você? tem algo a acrescentar? Deixe recado nos comentários ou me mande seu relato via redes sociais.

Deixe seu recado:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.